Você sabe o que é alcalose e acidose?
A química e seus processos também estão presentes no funcionamento do corpo humano.
O sistema tampão é um exemplo dessa realidade. Ele faz com que haja um controle do pH no sangue e permite que o metabolismo e a oxigenação ocorra naturalmente, sem comprometimento para o organismo.
Quando esse controle foge dos padrões normais, a acidez aumenta ou diminui, acontece, então, a chamada alcalose ou a acidose.
Continue lendo nosso post e saiba mais sobre esse assunto e porque elas acontecem.
O que é a solução tampão?
O sangue humano é considerado um sistema tampão, pois é um líquido tamponado que evita que o pH sofra alterações.
Dessa forma, entende-se por solução tampão toda aquela que consiga evitar com que o pH sofra variações quando for adicionado nela algum ácido ou base.
Sobre o pH
Para compreender um pouco melhor todo o processo, é preciso entender um pouco melhor sobre o pH.
Essa sigla significa potencial hidrogeniônico e começou a ser usada a partir de 1909 pelo químico dinamarquês Soren Peter Lauritz Sorensen.
O pH refere-se a uma espécie de escala que mede o grau de acidez de uma solução, podendo ainda determinar a alcalinidade ou a neutralidade.
Já o valor do pH varia de acordo com a temperatura e a composição de cada substância, como quantidade de ácidos, metais, sais, entre outros elementos.
A escala varia entre 0 e 14. No sangue humano, para esse número ser considerado normal, deve se manter entre 7,35 e 7,45.
O sangue funciona como uma solução tampão que evita que o seu pH sofra grandes alterações. Mas, nem sempre isso é possível.
Acidose: excesso de ácido no sangue
Para que nosso corpo funcione de forma adequada é preciso manter o pH do sangue dentro dos padrões normais.
Infelizmente nem sempre é possível manter esse equilíbrio e, algumas vezes, pode ocorrer um excesso de ácido no sangue, o que fará com que o pH caia.
Esse processo de excesso de ácido e, consequentemente, da baixa do pH é chamado de acidose.
Por que acontece a acidose?
Geralmente a acidose ocorre quando existe um aumento de CO2 (dióxido de carbono) no organismo, devido a uma respiração mais reduzida ou dificultada em decorrência de asma, pneumonia, enfisema, bronquites e até mesmo alterações no sistema nervoso central.
A ingestão de drogas, bem como inalar fumaça, também são fatores que podem desencadear a acidose.
Em alguns casos, a acidose pode manifestar-se por meio de diarreias e vômitos, ou ainda doenças renais e até diabetes, uma vez que nessas situações podem ocorrer a formação de ácidos metabólicos ou a perda excessiva de álcalis.
Sintomas da acidose
A acidose pode apresentar alguns sintomas e entre eles citamos:
- Falta de ar;
- Diminuição e até parada da respiração;
- Dor de cabeça;
- Desorientação;
- Sobrecarga os rins;
Tratamento para a acidose
Independente da causa, o indicado é procurar um médico para orientação e receituário.
O medicamento mais usado para acidose é a base de bicarbonato de sódio, mas somente um médico pode diagnosticar e orientar de forma assertiva.
Em alguns casos o controle da diabetes poderá ajudar.
Beber bastante água também é uma dica quando se procura um médico. Bem como manter uma alimentação saudável e ingerir alimentos alcalinos.
Alcalose: diminuição de ácido no sangue
A alcalose é o processo inverso.
Nesse caso, a concentração de CO2 diminui e o pH do sangue aumenta e pode comprometer a saúde caso o pH atinja ou ultrapasse 7,8, pois há um risco de morte.
Por que acontece a alcalose?
Geralmente a alcalose acontece nas situações em que a pessoa respira de forma muito rápida e isso pode se dar por vários motivos, como:
- Ansiedade descontrolada;
- Excesso de exercícios físicos;
- Overdose de drogas ou medicamentos;
- Lugares com alta pressão atmosféricas.
A exemplo da acidose, diabetes, vômitos, diarreias podem vir a causar também a alcalose.
Sintomas da alcalose
A alcalose apresenta e deixa alguns sintomas para a pessoa e para o organismo, por isso, é preciso procurar ajuda médica quando percebê-los:
- Respiração ofegante;
- Náuseas;
- Entorpecimento;
- Rigidez muscular;
- Convulsões.
Tratamento para alcalose
A alcalose é mais difícil de ser diagnosticada e, por muitas vezes, se faz confusão com outras doenças que apresentam os mesmos sintomas.
Geralmente ela só é confirmada após exames, como gasometria arterial, dosagem de eletrólitos e pH da urina.
O tratamento é variado e deve ser feito com a recomendação de um profissional.
Em alguns casos, é recomendado a tradicional técnica de respirar dentro de um saco de papel, uma vez que esse processo ajuda a aumentar o dióxido de carbono no sangue e amenizar o quadro.
Em outros casos, recomenda-se reposição de água e dos eletrólitos de sódio e de potássio.
Uma boa forma de prevenir a alcalose é uma alimentação saudável. Os alimentos ricos em potássio são grandes aliados para manter o equilíbrio do pH no sangue.
A água de coco, soro caseiro e até mesmo os isotônicos comprados nos mercados ajudam a repor os eletrólitos.
Agora que você conheceu um pouco mais sobre o que alcalose e a acidose e aprendeu como evitar o desequilíbrio do pH do seu sangue, talvez você tenha curiosidade em conhecer os ácidos da química no nosso cotidiano. Não perca!
(Imagens: divulgação)