Os ácidos da química do cotidiano

A química está presente em nossas vidas o tempo todo, embora na maioria das vezes não percebamos esse fato.

Da mesma forma, os ácidos estão presentes no nosso cotidiano, tanto nos alimentos que consumimos e em boa parte dos produtos que usamos.

O ácido, por vezes, requer cuidado no uso, exigindo precauções no manuseio para não causar danos ao ambiente e à saúde de quem está usando.

Já em outros casos, são consumidos e usados naturalmente, e até nos fazem bem.

Continue lendo nosso post e conheça os ácidos da química no nosso cotidiano.

Produtos que contém ácidos e não sabemos

De pastilhas aos cremes rejuvenescedores, usamos constantemente produtos que têm ácido na sua composição e que na maioria das vezes sequer sabemos.

Confira alguns deles:

Ácido ascórbico – C6H8O6 – conhecida como a famosa vitamina C que tanto bem faz ao organismo humano.

Ácido fólico – C19H19N7O6 – vitamina do complexo B encontrado em alguns alimentos e também manipulada e vendida em farmácias.

Ácido retinoico – C20H28O2 – muito usado em cremes de embelezamento e antirrugas.

Ácido fosfórico – H3PO4 – é usado como acidulante de refrigerante. Pode ser encontrado ainda em: geleias, chocolates, açúcar refinado, molho de salada, óleo vegetal, detergentes, carvão e até na ração do seu animal.

Ácido carbônico – H2CO3 – ele é chamado de substância instável e está presente constantemente na gaseificação do refrigerante e água mineral.

Ácido Bórico – H3BO3 – o Ácido Bórico é encontrado na água boricada.

Ácidos que exigem atenção

Muitos produtos que utilizamos em casa, e que eventualmente já tomamos cuidado, também possuem ácidos em sua composição.

Vejamos alguns exemplos:

Ácido hipocloroso – HCIO – muito presente nas residências porque é encontrado nos alvejantes e na água sanitária.

Ácido clorídrico – HCl – no nosso cotidiano ele é comumente conhecido como ácido muriático, e, é usado para a limpeza de telhas e pisos. É considerado um importante reagente laboratorial. O ácido clorídrico também está presente no corpo humano, no suco gástrico.

Ácido acético – CH3COOH – o conhecido vinagre, na sua composição tem 7% de ácido acético.

Ácidos que exigem muito cuidado no seu uso

Existem ácidos camuflados em alguns produtos que usamos e isso faz com que precisamos ter muita atenção, como é o caso de fertilizantes e pesticidas.

Vamos conferir alguns ácidos perigosos:

Ácido cianídrico – HCN – por muito tempo foi chamado de ácido prússico, até receber essa nova denominação. Está presente nos plásticos, corantes, pesticidas e fertilizantes. Foi usado em câmara de gás na Segunda Guerra Mundial.

Ácido fluorídrico – HF – o ácido fluorídrico é usado cotidianamente para fazer riscos e inscrições em vidros e metais, uma vez que provoca corrosão nesses materiais.

Ácido nítrico – HNO3ácido muito presente nos fertilizantes agrícolas. Também é utilizado na fabricação de explosivos como o TNT e a nitroglicerina.

Ácido sulfúrico – H2SO4 – classificado como um ácido forte, é encontrado nas baterias de automóveis, bem como nos corantes, nas tintas, em explosivos, papeis e alguns fertilizantes.

Ácido sulfídrico – H2S – o uso desse ácido é comum em laboratórios de análises quantitativas, e ele é conhecido pelo seu forte odor de ovo podre. Seu uso é essencial na precipitação de metais. É muito venenoso.

Agora que você sabe que os ácidos estão muito presentes no seu cotidiano, que tal conhecer a química por trás dos fogos de artifício?

(Imagens: divulgação)