Você já ouviu falar sobre os sais inorgânicos?
Se pedirmos para você pensar nos sais inorgânicos que você conhece e que estão presentes constantemente no seu cotidiano, quais seriam os lembrados?
Muito provável a maioria lembraria de um: o sal de cozinha.
Mas, se engana quem pensa que os sais estão presentes na nossa vida apenas na cozinha. Eles estão ao nosso redor em substâncias que muitos nem imaginam.
Quem já não precisou tomar um antiácido sem ao menos se dar conta que nele está presente um sal? E quem diria que o sal está presente no material usado pela medicina para engessamento de alguma fratura em nosso corpo?
Continue lendo nosso post e saiba mais sobre os sais inorgânicos e como eles estão presentes na nossa vida e ao nosso redor. Saiba mais!
O que são sais inorgânicos?
Os sais inorgânicos são compostos iônicos, isso quer dizer que os sais são formados por cátions (íons positivos) mais os ânions (íons negativos).
Recorrendo ao dicionário, a definição de sal é: composto que resulta da ação dos ácidos sobre as bases.
Dessa forma, os sais inorgânicos se produzem a partir de uma reação de uma base com um ácido e são muito comuns no nosso dia a dia, embora muitas vezes passem despercebidos.
Os sais no nosso dia a dia
O sal mais conhecido entre nós é o cloreto de sódio, NaCl, o sal de cozinha usado diariamente.
Esse sal é obtido a partir da evaporação e da cristalização da água do mar nas salinas. Também pode ser retirado dos depósitos subterrâneos.
E embora se pense que ele é usado apenas na cozinha, o mesmo é usado ainda no soro fisiológico, no hipoclorito de sódio, no xampu, entre outras soluções, inclusive, ele é a matéria prima da soda cáustica.
Ainda voltando para a cozinha, cada vez que você faz um bolo e usa bicarbonato de sódio, está usando um outro sal, o carbonato Ácido de Sódio ou Hidrogenocarbonato de Sódio, NaHCO3.
Mas, se engana quem acha que o bicarbonato de sódio é usado apenas para o fermento de bolo, ele está presente nos extintores de espuma, nos talcos desodorantes e até mesmo nos antiácidos estomacais.
E por falar em antiácido, outros medicamentos também contém sais inorgânicos, e entre eles podemos citar o expectorante que contém carbonato de amônio (NH4)2CO3, e o antidepressivo que conta em sua fórmula com a presença do carbonato de lítio (Li2CO3).
Um mesmo sal presente no giz escolar e nos moldes dentários
Você sabia que o sulfato de cálcio, CaSO4, conhecido como gipsita é um sal que está presente nos gizes escolares?
Esse mesmo sal também é usado para imobilização de fraturas, bem como para fazer os moldes dentários.
Fluoreto de sódio, outro sal presente na nossa rotina
Na nossa rotina diária de escovar os dentes o sal também está presente.
O fluoreto de sódio, NaF, substância usada nos cremes dentais e simplesmente conhecida como flúor, também é um sal.
O salitre do Chile
Você já ouviu falar do salitre do Chile? Uma substância encontrada em grandes quantidades nas regiões desertas do país.
O nitrato de sódio, NaNO3, é muito usado na produção de fertilizantes e também na fabricação de pólvora negra.
Mas, ele também é usado como conservante de carnes enlatadas e defumadas.
Como podemos observar os sais estão muito presentes no nosso dia a dia e agora que você conheceu alguns deles e suas utilidades, talvez se interesse também em conhecer os ácidos no nosso cotidiano. Que tal a leitura?
(Imagens: divulgação)