O que levar em conta ao comprar materiais para laboratório?

Comprar materiais para laboratório não precisa necessariamente ser uma tarefa complicada. Na verdade, quando existe planejamento e entende-se a real situação e a área de atuação do laboratório, a compra dos materiais é simples e assertiva, sendo possível comprar o necessário de acordo com suas demandas.

O maior problema que se enfrenta ao comprar materiais para laboratório, na verdade, diz respeito à esse não planejamento: é claro que é importante olhar o preço e a qualidade, mas mais importante do que isso é ter clareza dos fins que cada produto servirá.

Neste artigo, a Casa Americana procura desvendar os pormenores de comprar materiais para laboratório, e também damos algumas dicas sobre o seu design e funcionamento.

Podemos começar?

 

Montando um laboratório

Não há dúvidas de que montar um laboratório é um trabalho que deve ser executado com muito cuidado para se manter livre de imprevistos que podem atrapalhar o seu funcionamento.

Questões como o posicionamento solar, a altura das bancadas, a direção dos ventos e a solidez das estruturas são fatores determinantes no estabelecimento de condições seguras e otimizadas para o funcionamento do laboratório.

Questões básicas, como o posicionamento de capelas, o suprimento de recursos necessários para efetuar o trabalho – água, gás, ar comprimido, vácuo -, as condições de segurança de acordo com a ABNT e passíveis de aprovação pelo INMETRO, a separação do laboratório por paredes de alvenaria e sistemas de segurança anti-explosão são fundamentais.

Todas essas regulamentações devem ser realizadas por projetistas competentes antes do funcionamento iniciar-se e de ser necessário comprar materiais para o laboratório.

E tudo isso é personalizado de acordo com o seu espaço e, assim como a compra de materiais, com as suas necessidades.

 

A compra de materiais para laboratório de acordo com as suas necessidades

Com certeza o maior motivador para se comprar materiais para laboratório com garantia de aproveitamento total é o futuro uso dos mesmos.

Não há como estabelecer uma lista para comprar materiais para laboratório sem antes saber quais serão seus usos, já que existem inúmeras variações nas suas funções e especificidades técnicas.

Entender esses usos e compreender quais são suas necessidades perpassa o completo entendimento das operações que serão realizadas no laboratório. Quais reações serão realizadas? Quais testes? Do que eles necessitam? Quais as condições ideais da sua ocorrência?

Essas são perguntas cruciais a se fazer. Uma vez respondidas, suas necessidades estarão delimitadas e torna-se possível comprar materiais para laboratório com mais assertividade.

 

A comunicação é tudo

Um becker de forma alta é bem diferente de um becker de forma baixa. Uma pipeta graduada possui diferenças marcantes em relação às volumétricas, e mesmo essas últimas possuem distinções específicas quanto ao escoamento.

O departamento de compras necessita dessas informações à disposição para que não haja erros na hora de realizar os pedidos, sendo que o mais recomendável é estabelecer um padrão na hora de se comunicar o que é preciso: dizer “precisamos de 10 beckers” e não especificar dimensões e tipos chega a ser pior do que não dizer nada.

 

Fornecedores de qualidade

Contar com o apoio de um ótimo fornecedor ao comprar materiais para laboratório é indispensável.

A qualidade dos produtos precisa ser garantida, já que a atuação com químicos é um trabalho sensível e que demanda extrema precisão.

Em reações químicas, a precisão deve ser milimétrica para que os resultados encontrados sejam conclusivos. Dependendo dos reagentes utilizados, a maior quantidade de um elemento pode, inclusive, gerar reações perigosas ao operador e comprometer a segurança de todo o laboratório.

Em exames de diagnóstico, qualquer alteração na quantidade de reagentes pode apresentar sérios erros que implicam em um impacto direto na vida de outras pessoas. A análise laboratorial requer e sempre irá requerer equipamentos de qualidade.

É aí onde reside a importância de se ter fornecedores idôneos ao comprar materiais para laboratório. Atender demandas diz respeito à sua capacidade de entregar resultados corretos, e esse trabalho é melhor realizado com o apoio de fornecedores competentes.

E é nesse ponto onde entra a Casa Americana. Atuando desde 1964 no segmento, ela é a fornecedora ideal para todas as suas necessidades laboratoriais.

Que tal vir nos conhecer? Entre em contato conosco e vamos continuar essa conversa!

(imagens: divulgação)