4 problemas que afetam a produtividade no laboratório

Todo ambiente de trabalho sofre com a falta de produtividade, e no laboratório não é diferente.

A causa desse problema tem diferentes motivos, inclusive de caráter pessoal, como o estresse. Mas engana-se quem pensa que os problemas pessoais dos colaboradores são os fatores determinantes aqui.

Com uma breve análise e observação atenta ao que está acontecendo no seu laboratório hoje, é fácil verificar que os fatores internos, como a organização do trabalho e melhoria nos processos, são os que mais influenciam a produtividade.

Uma gestão eficiente têm importância primordial para vencer a barreira da baixa produtividade em todas as situações e criar um ambiente de trabalho muito mais agradável e motivador.

Para te ajudar nesse processo, trouxemos neste artigo 4 problemas que afetam a produtividade no laboratório e o que pode ser feito para superar de vez a improdutividade.

Falta de organização

A falta de organização é um dos grandes vilões da produtividade no laboratório. É preciso se programar e alinhar as atividades com todos os colaboradores para que tudo saia conforme o esperado e para que você não desperdice tempo em atividades que poderiam ter melhor aproveitamento.

Uma reunião no começo da semana pode ser importante para decidir quais tarefas precisam de prioridade e quais serão executadas conforme a demanda for surgindo. Uma ótima ideia é realizar reuniões diárias rápidas com toda a equipe para acompanhar metas e trazer updates interessantes sobre como o trabalho está seguindo.

Falhas no fluxo de processos

Os processos e procedimentos dentro de um laboratório devem acontecer sob rigorosa documentação, tudo para manter a padronização na execução de tarefas, otimizar tempo e garantir a qualidade.

Uma ferramenta que pode te ajudar nesse ponto é o POP – Procedimento Operacional Padrão – um documento organizacional que detalha todas as minúcias de um procedimento para a sua realização. Esse detalhamento vai desde o nome do procedimento e materiais necessários, passando por manuais, passo a passo da execução até a interpretação dos resultado.

Dentro da rotina laboratorial, você pode utilizar diversos tipos de POPs, sejam eles para processos simples ou mais complexos, tais como:

  • Procedimento para lavagem e higienização das mãos;
  • Procedimento para utilização de autoclave;
  • Procedimento para coleta de sangue;
  • Procedimento para limpeza do agitador de tubos;
  • Procedimento para análise das amostras e outros.

É importante ressaltar que cada laboratório possui suas particularidades, portanto não é recomendado utilizar POPs de outras empresas, pois esse documento deve refletir o seu processo de realização dos procedimentos e atividades.

Lentidão na execução dos procedimentos

A lentidão na execução de tarefas no ambiente de trabalho é um fator que impacta diretamente a produtividade. Além da documentação dos procedimentos, como falamos no tópico anterior, simples ações podem ter um impacto bem positivo na otimização do tempo dentro do laboratório.

Vamos trabalhar isso: Ao chegar no laboratório, que tal ligar todos os equipamentos que são usados constantemente e demandam certo tempo para estabilizar?

Outra ação eficaz para se aplicar durante os procedimentos é, ao manejar o banho maria, por exemplo, que é um equipamento em que o processo de aquecimento acontece de forma gradativa e lenta, executar outras atividades. Assim, durante a realização mais lenta dessa operação, é possível retomar o tempo perdido e ir adiantando o que é necessário fazer.

Pode parecer pouco, mas são alguns minutinhos poupados ao longo do dia que refletem em grandes ganhos em produtividade para o seu laboratório no final de um mês.

O banho maria é apenas um exemplo, é claro, mas isso pode ser aplicado para várias outras atividades. Se um analista espera um resultado obtido apenas por meio de agitadores para concluir sua tarefa principal, há tempo de sobra para ajudar os colegas no seu trabalho e adiantar as metas do mês. Sempre há espaço para otimizar o tempo.

Utilização de equipamentos inadequados

Uma realidade em qualquer empreendimento onde são realizadas operações sensíveis, a falta de equipamentos adequados é uma grande vilã na produtividade no laboratório.

Isso porque a produtividade do laboratório está intimamente ligada à sua capacidade de atender as demandas que chegam até ele, e como os processos são complexos, essa capacidade é absolutamente afetada pela falta de condições de trabalho ideais.

O tempo que se gasta realizando um procedimento em um equipamento relativamente próximo ao que é necessário é grande, e esse tempo é parte fundamental da equação que mostra a produtividade do laboratório: tempo empregado / demandas atendidas.

Alguns processos requerem uma temperatura específica, que pode ser facilmente atingida pelo equipamento certo, seja essa temperatura acima da ebulição ou abaixo do ponto de congelamento da água. Se o tempo aplicado para se atingir essas condições excede o padrão do mercado, a sua produtividade no laboratório está sendo afetada e isso tem impactos severos em como você se coloca em um cenário competitivo.

Portanto, contar sempre com os equipamentos corretos, procedimentos bem alinhados, engajamento da equipe e organização coloca a sua produtividade no laboratório em níveis invejáveis.

E por falar nos equipamentos corretos, você já conhece a Casa Americana? Operamos desde 1964 oferecendo o equipamento certo na hora certa, tudo em função da sua produtividade no laboratório. Entre em contato conosco!

(imagens: divulgação)