Como os desodorantes funcionam?
Usar desodorante é mais um daqueles hábitos que a maioria das pessoas prática sem saber ao certo o funcionamento.
Muitos acreditam que usando desodorante não irão suar. Já outros pensam que até podem transpirar, mas não irão exalar o indesejável cheiro que supostamente o suor tem.
A verdade é que todo mundo quer fugir dos desagradáveis cheiros de suor e a maioria das pessoas acostumou-se a usar desodorante para espantá-los.
Mas será que o suor tem mesmo cheiro? Os desodorantes funcionam para eliminá-lo? Como?
Se você ficou curioso, continue lendo nosso post porque explicaremos de forma mais detalhada como os desodorantes funcionam.
Por que suamos?
O suor é produzido pelas glândulas sudoríparas que são localizadas na camada superficial da pele.
Essas glândulas são encontradas principalmente nas regiões mais quentes do nosso corpo, como as axilas, nas palmas das mãos e nas plantas dos pés. Perceba que são as regiões em que mais eliminamos suor.
E como tudo no nosso organismo tem uma função, o suor também tem a dele.
Nosso organismo, para funcionar de forma correta, precisa manter uma temperatura que sempre deve estar na faixa dos 36 ou 36,5 °C.
Quando essa temperatura é alterada, suamos. O suor, então, regula a temperatura do nosso corpo e também ajuda na eliminação de substâncias tóxicas.
E é preciso que se diga que o suor não tem cheiro.
De onde vem o cheiro ruim do suor?
O suor humano é composto por 90% de água, além de possuir na sua composição proteínas, gorduras e sais minerais. Por isso, não exala cheiro algum.
Segundo pesquisadores, o mau cheiro acontece quando existe no suor a presença de uma bactéria chamada estafilococo.
Os estudos revelam que essa bactéria se alimenta das proteínas e da gordura eliminadas pelo suor e liberam substâncias fedorentas, entre elas o isovalérico, o androsterona e mais os ácidos graxos.
Como todo esse processo ocasiona a desagradável sensação do cheiro, há a necessidade do uso de um desodorante para camuflar.
Como os desodorantes funcionam?
Os desodorantes podem ser definidos como uma substância química que surgiram com o objetivo de desodorizar, ou seja, eliminar o cheiro ruim. Uma boa parte deles contém fragrância para deixar um aroma agradável, já outros são sem perfume.
Dessa forma, os desodorantes são grandes aliados para ajudar a disfarçar o mau cheiro causado pelas bactérias do suor.
Mas, um desodorante também tem a função de diminuir a quantidade do número de bactérias nas axilas porque contém produtos que agem como antibactericida.
Para entender como um desodorante funciona como antibactericida precisamos saber dos componentes que fazem parte da sua composição.
A composição do desodorante
A maioria dos desodorantes é composto por água deionizada e etanol.
Uma outra substância muito comum é o triclosano ou triclosan (C12H7Cl3O2), uma das substâncias que age como antibactericida.
Triclosano é um produto antisséptico pertencente ao grupo dos fenóis e éteres, que exige algum cuidado no seu uso, porque pode causar danos à saúde, como outros elementos químicos.
Conservantes também estão presentes na composição do desodorante e entre eles encontramos: o propilenoglicol, parabeno e sorbitol.
Alguns desodorantes ainda contêm em sua fórmula o peróxido de zinco (ZnO₂), substância que promove a oxidação dos ácidos graxos e das aminas.
Aminas são substâncias encontradas também no suor e o peróxido de zinco só cumpre sua função em compostos menores e com pouco cheiro ruim.
As essências também estão nos desodorantes, são elas que dão perfume ao produto e ajudam a camuflar o cheiro provocado pelos ácidos graxos produzidos pelas bactérias presentes no suor.
Como pode-se perceber, a fórmula do desodorante faz com que ele funcione como redutor das bactérias do suor e proporcione proteção e segurança para quem usa, claro que por determinado tempo.
Ele exige cuidado no uso porque na sua fórmula existem componentes nocivos à saúde dos seres vivos.
É possível substituir o desodorante?
O segmento da perfumaria já oferece produtos isentos de elementos nocivos na sua composição.
Existem para comercialização, e uso mais seguro, desodorantes naturais, a base de óleos essenciais de plantas, como cravo, canela, alecrim e outros.
O óleo de magnésia e o bicarbonato de sódio também são alternativas mais caseiras que ajudam de forma eficiente na neutralização dos ácidos graxos produzidos pelas bactérias do suor, evitando o mau cheiro.
Agora que você conheceu como os desodorantes funcionam que tal saber o que são os sais inorgânicos e como eles estão presentes em nossas vidas?
(Imagens: divulgação)