Química: conheça os principais símbolos de perigo e seus significados
Quem trabalha em laboratórios está sempre exposto a riscos, afinal, é um ambiente onde se mexe em reagentes perigosos e contém equipamentos que nem todos sabem e devem mexer.
Mas, a maioria dos acidentes podem ser evitados ao prestar atenção nos métodos de uso e nos símbolos de perigo nos reagentes.
Os símbolos de perigo são pictogramas, ou seja, são imagens que representam objetos ou conceitos apenas por meio de desenhos.
Continue lendo para saber mais sobre como deve ser feita a leitura desses símbolos de perigo e qual sua importância dentro de um laboratório!
Como surgiram os símbolos de perigo?
Criados pelo Globally Harmonized System (GHS), os símbolos de perigo surgiram com o objetivo de definir quais os perigos específicos de cada produto químico.
No Brasil, desde 1998 já existe a lei de especificar o perigo de cada produto químico, seja utilizando o sistema do GHS ou por meio de outros tipos de aviso..
Símbolos de perigo das substâncias químicas
Abaixo, listaremos os mais conhecidos símbolos de perigo e quais são seus significados.
Explosivo
Assim como o próprio nome diz, esse símbolo representa substâncias explosivas. Também pode indicar substâncias auto reativas e peróxidos orgânicos.
Gás comprimido
Indica que o gás está sob pressão.
Oxidante
Assim como o nome já indica, esse símbolo designa substâncias oxidantes.
Inflamável
Esse símbolo indica substâncias inflamáveis, que emitem gases inflamáveis ou autorreativas ou autoaquecíveis.
Também pode indicar piroforicidade, ou seja, a tendência de um material se inflamar espontaneamente em contato com o ar.
Irritante
Normalmente achamos que esse sinal corresponde a atenção, mas nos símbolos de perigo não é o caso.
Esse símbolo significa que a substância é irritante, seja para a pele, olho ou aparelho respiratório, sensibilizante dérmico, ou seja, induz uma reação alérgica quando em contato com a pele, e narcótico, que provoca sonolência.
Corrosivo
Outro símbolo que o nome é autoexplicativo. Quer dizer que a substância é corrosiva, podendo causar queimaduras na pele e/ou dano ocular.
Tóxico
Indica substâncias altamente tóxicas seja por inalação, ingestão ou absorção pela pele.
Perigo para a saúde
Esse símbolo indica que a substância é altamente perigosa para nós, podendo ser um sensibilizante respiratório, carcinógeno, mutagênico e/ou apresentar toxicidade reprodutiva.
Nocivo ao meio ambiente
Esse símbolo é mais voltado para a hora do descarte do que para representar perigos pessoais. Ele quer dizer que a substância é nociva ao meio ambiente, devendo ter um descarte excepcional.
Como já falamos, esses são os principais símbolos de perigo do GHS, mas podem aparecer substâncias que utilizam outro tipo de símbolos.
Normalmente os símbolos serão parecidos e você conseguirá distinguir seu significado.
Mas, além de saber o significado dos símbolos de perigo, é necessário sempre checar uma tabela de incompatibilidade química para transporte e estocagem,
Afinal, apenas ela poderá dizer realmente quais produtos químicos podem reagir violentamente entre si, gerando explosões ou a liberação de gases tóxicos ou inflamáveis.
Entendendo o rótulo de risco
Toda embalagem que passa por transporte rodoviário deve portar o que chamamos de rótulo de risco.
O tamanho é pré estabelecido, variando de acordo com a legislação vigente.
O rótulo de risco tem a função de alertar qual é a classe ou subclasse de risco do produto que está sendo transportado.
Nesse rótulo, você encontrará na metade superior um símbolo ou a própria subclasse.
Às vezes também se é colocado uma frase explicativa do pictograma.
Já na parte inferior, você encontrará o número da classe ou subclasse de risco e grupo de compatibilidade.
Rótulos de risco aplicados nas classes e subclasses de risco de 1 a 9:
Se você quer seu laboratório ainda mais seguro, não deixe de conhecer a Casa Americana de Artigos para Laboratório que oferece equipamentos de qualidade para a montagem e manutenção do seu laboratório!
(imagens: divulgação)