Por que o gás hélio deixa a voz diferente?

Se alguém perguntar para você onde o elemento químico hélio é utilizado, muito provável que a resposta seja nos balões de festas, aqueles que quando soltos não voltam.

Mas, o gás hélio tem outras funções importantes que, na maioria das vezes, são desconhecidas da maioria das pessoas.

Ele é usado, por exemplo, para lançamento de foguetes, na produção de dispositivos eletrônicos e reatores nucleares, em cilindros de ar para mergulhadores, bem como nas ressonâncias magnéticas e em tratamento de doenças respiratórias, como a asma.

Além das suas importantes funções, o gás hélio, se ingerido, também modifica a voz por um curto espaço de tempo, deixando-a mais fina.

Nesse post vamos explicar exatamente isso: porque o gás hélio deixa a voz diferente. Não perca!

Curiosidades sobre o gás hélio

O Hélio é classificado como um gás nobre na tabela periódica, isso porque ele não se mistura com outros elementos, ou seja, ele apresenta alta estabilidade química.

A sua nobreza também é reconhecida porque as estrelas são constituídas de gás hélio.

Ele também é encontrado nas erupções vulcânicas e sua maior concentração está nos Estados Unidos da América.

Uma outra curiosidade é que o gás hélio é 7 vezes mais leve que o ar. Por isso, que os balões inflados com esse gás flutuam.

Ele não é inflamável, não tem cheiro e nem cor, e esses foram alguns dos fatores que fizeram com que ele começasse a ser utilizado nos dirigíveis.

Além disso, ele é responsável por aquele efeito engraçado quando inalado, deixando a voz mais fina e sendo responsável por muitas risadas.

O efeito do gás hélio na voz humana

O ar que é eliminado pelos nossos pulmões provoca certas vibrações nas nossas cordas vocais.

A voz humana é produzida por essas cordas que vibram na laringe. A laringe, por sua vez, é preenchida pelo ar que vem dos nossos pulmões.

O tamanho das cordas vocais e da laringe é que determinam se a voz humana tem frequência grave ou aguda.

A densidade do gás que preenche a laringe também influencia no processo e ao falarmos usamos o nitrogênio, presente no ar atmosférico.

Estudando física aprendemos que quanto menos denso for o gás, maior será a propagação do som.

Dessa forma, ao ingerir o gás hélio, que é bem mais leve que o ar natural, a velocidade das ondas sonoras aumentam três vezes mais, fazendo com que a voz fique aguda e um tanto distorcida.

 

Alguns chamam de voz de pato e alguns grupos de amigos adoram fazer brincadeiras com o gás hélio para deixar a voz diferente. Mas, é preciso ter cuidado.

O gás hélio pode ser prejudicial para nossa saúde

Tudo que foge do processo natural pode vir a ser prejudicial à nossa saúde e, embora o hélio seja um gás que não apresente maiores consequências para o nosso organismo ao ser inalado, sempre é recomendado cuidado e atenção.

Se o uso for em pouca quantidade e não frequente, não há perigo.

No entanto, se for inalado altas quantidades e com frequência poderá até causar sufocamento, desmaios e falta de oxigenação, uma vez que o gás hélio pode fazer com que falte oxigênio no pulmão.

Pessoas que apresentam problemas respiratórios também devem ficar atentas para não sofrerem maiores consequências ao contato com o gás hélio.

Se você gostou do nosso post, acompanhe o nosso o nosso blog e fique por dentro das curiosidades e das notícias a respeito do universo da química.

(Imagens: divulgação)