Laboratórios ditam tendências em produtos biodegradáveis

A conscientização ambiental está cada vez mais presente na educação, desde o ensino fundamental até o superior.

Com essa nova consciência sobre a produção e consumo, pesquisas começam a surgir visando produtos que tenham menor impacto ambiental possível.

Dessa forma, os produtos biodegradáveis, ou seja, aqueles que têm compostos orgânicos na sua composição e, por essa razão, se decompõe facilmente pela ação bacteriana, estão em alta!

Continue lendo nosso post para saber mais sobre os produtos biodegradáveis e qual sua importância para nosso mundo!

 

O grande problema

Em 1950 começou a produção em longa escala do que hoje se tornaria um dos principais problemas ambientais: as sacolas plásticas.

Desde então, estima-se que cerca de 8,3 bilhões de toneladas métricas de plástico tenham sido produzidas e, do montante, menos de 10%  foram recicladas, sendo que o resto terminou em aterros sanitários.

Se não houver uma grande mudança na produção e consumo de sacolas, estima-se que até 2050 teremos 12 bilhões de toneladas métricas de plásticos nos aterros sanitários.

Claro que temos outros problemas como o consumo desenfreado de papel e metal, mas nada se compara com o plástico, já que seu tempo de decomposição é maior que 100 anos. Isso sem contar que alguns tipos de plástico ainda não têm seu tempo de decomposição conhecida.

O-grande-problema

Atualmente, existe uma grande campanha relacionada a reciclagem dos produtos, principalmente das embalagens, sendo estes separados entre vidro, metal, papel e plástico.

Com essa separação, é possível utilizar a matéria prima dos reciclados para produzir novos produtos, ou seja, um plástico voltar a ser outro plástico.

Mas, infelizmente, a coleta seletiva ainda não está presente em todos os locais do mundo, já que seu custo ainda é muito alto.

Para se ter uma ideia, em 2016 o custo da coleta seletiva no Brasil foi 4,1 vezes mais caro do que a convencional, e por isso ainda não é possível implantá-la em algumas cidades do nosso país.

 

Produtos biodegradáveis e novas soluções

A necessidade de mudança já está sendo notada pelas grandes empresas e laboratórios, logo, mudanças e soluções estão sendo apresentadas.

A Coca-Cola, por exemplo, está constantemente lançando novas campanhas para a utilização de garrafas retornáveis, oferecendo até mesmo um preço mais em conta.

Além disso, alguns laboratórios e universidades estão desenvolvendo novos produtos biodegradáveis para que esses possam fazer parte da nossa vida.

 projeto europeu PHBOTTLE, por exemplo, está desenvolvendo garrafas de plástico biodegradável natural, a partir dos açúcares de águas residuais de uma fábrica de suco de laranja.

Produtos-biodegradaveis-e-novas-solucoes

Podemos citar muitas vantagens nesse projeto, mas duas se destacam: o desenvolvimento de garrafas de plástico biodegradável que reduzirá o impacto ambiental e a utilização da água residual da produção do suco que antes não tinha nenhuma função.

Infelizmente, o custo para a produção ainda é bem elevado, já que tem um alto consumo energético e a remoção do lodo da água descartada precisa de produtos caros.

Existem projetos ainda mais extravagantes, como uma cápsula biodegradável e comestível de água potável para substituir as tão indesejadas garrafas de plásticos.

Ooho

Criada por uma startup de Londres chamada Skipping Rocks Lab, essa ideia está sendo desenvolvida desde 2014 e busca investimentos para o desenvolvimento de maquinaria e para novas pesquisas.

O grande destaque desse produto está no custo: é mais barato do que a produção de uma garrafa plástica.

O produto, chamado de Ooho! já está sendo testado em Londres e logo deverá se espalhar pelo mundo.

Com certeza o desenvolvimento e consumo de produtos biodegradáveis serão a solução para a diminuição de lixos.

E você? Usa quais produtos ecologicamente corretos? Comente o que você acha sobre os produtos biodegradáveis!

(imagens: divulgação)