Álcool ou gasolina? Qual polui menos?
O álcool e a gasolina são, sem sombras de dúvidas, os combustíveis mais utilizados no Brasil.
A maior parte dos carros já vem de fábrica sendo flex, ou seja, aceita o álcool e a gasolina como forma de combustível, e. normalmente, a escolha entre eles é feita levando em consideração apenas fatores financeiros.
Mas, a natureza clama por socorro e nós já começamos a nos preocupar com a poluição, inclusive muitas pessoas já estão optando pelo combustível que seja a melhor opção para o meio ambiente.
O post de hoje é sobre isso: o álcool e a gasolina como combustível, os seus processos de fabricação e qual deles é menos poluente, continue lendo!
Como esses combustíveis são produzidos?
A produção da gasolina e do álcool passa por processos bem diferentes. Vamos explicar cada uma delas mais detalhadamente.
Produção da gasolina
A gasolina tem sua produção proveniente do petróleo.
Basicamente, o processo de produção acontece através do refinamento do petróleo e a inserção de hidrocarbonetos.
O refinamento é um processo complexo que envolve: decantação, filtração e destilação fracionada, destilação a vácuo, craqueamento catalítico e reforma catalítica.
A partir desses processos de refinamento do petróleo são produzidos o óleo lubrificante, o óleo diesel, a querosene e, claro, a gasolina.
É importante lembrar que o petróleo é um recurso não renovável e que ao ser retirado da terra libera carbono na atmosfera, causando grandes impactos ambientais.
Produção do álcool
Já a produção do álcool, também comumente chamado de etanol, é feita a partir da fermentação alcoólica de um subproduto da cana-de-açúcar.
Ou seja, a cana-de-açúcar é plantada, recolhida e tratada para resultar no melaço que será acidificado.
Esse melaço será fermentado e gerará o nosso etanol.
A vantagem da produção do álcool se dá pelo fato da cana-de-açúcar ser renovável e, principalmente, por ajudar na retirada de CO2 da atmosfera.
Como a cana-de-açúcar é uma planta, ela faz a fotossíntese e, com isso, consegue retirar o CO2 da atmosfera.
Muitos especialistas dizem que, por essa razão, toda a produção de etanol é neutralizada, já que a própria planta absorve os gases produzidos durante sua queima.
Impactos ambientais da utilização e queima dos combustíveis
Além do impacto ambiental causado pela produção dos combustíveis, é necessário levar em conta o que é causado pela sua queima.
A utilização e queima de todos os combustíveis produz a emissão de gases, isso não é discutível.
Mas, muitas pessoas pensam que a utilização do álcool produz menos gases do que a gasolina e isso não é verdade!
A utilização e queima do álcool e da gasolina tem, basicamente, a mesma emissão de gases, mas a diferença se encontra na toxicidade dos mesmos.
Os gases produzidos pela gasolina normalmente são tóxicos, podendo até mesmo serem cancerígenos.
Já os gases do álcool são bem menos tóxicos, tendo um impacto ambiental quase irrelevante.
Em geral, tanto pela produção quanto pela utilização e queima, o álcool é a melhor opção para o meio ambiente. Vale levar esse fator em conta na hora de escolher o seu combustível!
Não deixe de compartilhar esse post com seus amigos!
(Imagens: divulgação)