A influência da acidez do solo nas plantas
Se você tem grandes plantações ou apenas alguns vasinhos na sacada do apartamento, sabe como as plantas são sensíveis ao ambiente.
Normalmente nos preocupamos com a quantidade ideal de água, de Sol, calor e, até mesmo, com adubação da terra da planta, mas raramente com a acidez do solo, também conhecida por pH.
Apesar de ser um tema pouco falado, o pH do solo faz toda a diferença para as plantas, uma vez que influencia no crescimento e desenvolvimento.
Se você quer saber mais sobre a acidez do solo e como ela influencia no crescimento e sobrevivência das plantas, continue lendo nosso post!
O que é acidez do solo?
Para entendermos melhor o que é acidez do solo, é necessário compreender o que significa esse termo fora de um contexto de senso comum.
Dentro da química, definimos a acidez de acordo com o potencial hidrogeniônico, chamado de pH, da solução.
Quanto menor o pH, mais ácido. Quanto maior, mais alcalino.
O pH é representado em uma escala de 0 a 14, sendo que o 7 representa o neutro, ou seja, nem ácido, nem alcalino.
O que acontece é o solo nem sempre tem o mesmo pH, ou seja, enquanto alguns são mais ácidos, outros são mais alcalinos.
Em geral, os solos do Brasil tendem a ser mais ácidos do que alcalinos.
A razão exata disso acontecer? Ainda não se sabe. Alguns afirmam que é um processo natural, outros que ocorre pelo manejo da terra, pela adubação ou até mesmo pelo tipo de cultivo no local.
Mas o que sabemos é que é possível controlar essa acidez através de um processo chamado calagem, que consiste na aplicação de calcário no solo.
Como as plantas são influenciadas pela acidez do solo?
Existem muitas maneiras das plantas reagirem a um solo ácido.
Enquanto algumas não sobrevivem, outras crescem pouco e outras simplesmente mudam de cor.
Para se ter ideia de como a acidez incorreta influencia no plantio, em 2016 no Rio Grande do Sul, agricultores que participaram do Programa Estadual de Correção da Acidez do Solo tiveram uma colheita 50% maior do que no ano anterior!
Além disso, também podemos citar o famoso exemplo das hortênsias. Você já deve ter reparado que essa flor tem uma grande variação de cores, que ocorre pela acidez no solo.
A hortênsia tem uma substância que chamamos dede indicador de pH, ou seja, ao ser exposta a um ambiente ácido ela terá uma cor e quando exposta a um ambiente alcalino, mudará.
Quanto mais azul a hortênsia for, mais ácido é o solo e quanto mais rosa, mais alcalino.
Mas, você já deve ter visto uma hortênsia azul que, com o tempo, ficou rosa, certo? Isso ocorre pela mudança no pH do solo e ainda não conseguimos justificar.
Se você gosta de ler curiosidades sobre a natureza, que tal continuar a leitura com Por que o vaga-lume emite luz?
(Imagens: divulgação)