Reação de Saponificação: você sabe como surge o sabão?

Não sabe-se ao certo a época exata sobre o aparecimento do sabão na história da humanidade.

Mas, uma das hipóteses é que, por volta de 600 anos a.C., os fenícios já ferviam gordura de cabra, misturada com água e cinzas de madeira e produziam seus sabões.

A combinação desses ingredientes resultava em uma mistura pastosa e era utilizada para a limpeza do corpo. Esses seriam, então, os primeiros modelos de sabão para a humanidade.

Hoje o sabão é fabricado por meio de uma reação chamada saponificação. Vamos mostrar nesse artigo como ela funciona e quais elementos que a envolvem. Continue lendo!

O que é saponificação?

Para entendermos como surge o sabão, é necessário compreender o processo de saponificação.

Chama-se saponificação todo o processo para fabricar um sabão, esse processo também é conhecido por hidrólise alcalina.

A reação de saponificação acontece quando alguma gordura animal ou vegetal reage com uma base que é alcalina, atualmente feita de soda cáustica e água.

Quando há a mistura de gordura com a base alcalina, forma uma molécula que é apolar e polar simultaneamente.

A parte apolar interage com a gordura e a parte polar interage com a água, e juntas elas conseguem remover a sujeira de tecidos ou do corpo.

Quimicamente falando, podemos chamar a gordura de éster e a a base alcalina de base forte.

Quando há a interação de éster com base forte, temos como reação a produção de sabão e de glicerol, um subproduto da fabricação do sabão.

Como surgiu o sabão?

Existe uma antiga lenda romana que diz que o sabão teve seu princípio no Monte Sapo, local dedicado à prática de sacrifícios de animais em pilhas crematórias.

Segundo a lenda, a chuva levava para as margens do Rio Tibre os restos da mistura da gordura derretida dos animais sacrificados com restos de cinzas e barro, o que resultava em uma borra, o sabão.

Nessas margens, as mulheres lavavam suas roupas e teriam percebido o produto e, ao usá-lo, verificaram que suas roupas ficavam mais limpas com menos trabalho.

De lá para cá o sabão evoluiu e se apresenta da forma que conhecemos.

Como era feito o sabão antigo

O sabão era composto de substâncias químicas fáceis de serem obtidas naturalmente, como gordura, cinzas de árvores e água.

Você possivelmente já sabia que é utilizada gordura e água para fazer sabão, mas por que era utilizada cinza de árvores?

Toda árvore, no seu processo de nutrição, absorve sais minerais da terra e esses sais minerais, por consequência, estão presentes em toda a sua estrutura.

Quando a árvore é queimada, esses sais não queimam e ficam nas suas cinzas.

Como os sais minerais encontrados na árvore são alcalinos, como o Carbonato de Sódio e o Carbonato de Potássio, e são solúveis em água, formam uma solução alcalina.

Essa solução alcalina, quando misturada com gordura, terá como reação a saponificação.

Hoje em algumas localidades do nosso país ainda se fabrica o sabão de cinza e, para sua produção, utiliza-se gordura animal ou vegetal, misturada numa fervura com água e cinza.

Todo o processo de fervura leva em média duas horas.

Como é feito o sabão hoje

Hoje em dia, para fazer sabão utiliza-se gordura (geralmente óleo usado), água e mais a soda cáustica.

A soda cáustica aqui tem o papel de substituir as cinzas, que quando misturada na água irá formar uma solução alcalina.

Podemos dizer que o sabão é o resultado de uma reação química entre um ácido graxo (gorduras e óleo animal ou vegetal) com um material alcalino, nesse caso, a solução da água com a soda cáustica.

Dependendo do uso final do sabão, é feito a substituição da soda cáustica pela potassa cáustica para a preparação da solução alcalina.

Como o sal utilizado é diferente, a solução alcalina terá propriedades distintas. O sabão feito com soda cáustica será mais duro e o com potassa cáustica será mole e líquido.

O sabão feito com potassa cáustica é normalmente para uso pessoal enquanto o de soda cáustica é para lavar roupa.

Agora que você sabe como acontece a reação de saponificação, que tal ler o nosso post sobre a origem das substâncias químicas?

(Imagens: divulgação)